Lojas Eletrozema ganham novo layout

  • Recentemente, as lojas Eletrozema de Araxá, no interior mineiro, passaram por uma grande reformulação que servirá como piloto para toda a rede. O redesenho do layout da loja, a reformulação de mobiliários e a criação de peças exclusivas fizeram parte do projeto, executado pela equipe da Gôndola Instalações Inteligentes.
    No disputado segmento das redes de varejo, a Eletrozema se consolidou e conquistou o mercado de Minas Gerais, Estado no qual se destaca como uma das maiores em eletroeletrônicos. Criada em 1976, a empresa já conta hoje com 240 lojas nas regiões de São Paulo, Bahia, Goiás e Espírito Santo.
    Além de criar uma identidade visual própria para a loja modelo, através das cores e do uso de materiais, como o aço, o projeto da Gôndola partiu do desenvolvimento de mobiliários diferenciados para cada setor da loja.
    O grande destaque do projeto foi a criação de um expositor para as TVs de LCD, antes exibidas em prateleiras. Para isso, a equipe de projeto da Gôndola fez a readequação de um expositor vertical do tipo painel, no qual os aparelhos de TV aparentam estar suspensos.
    “As antigas prateleiras ocupavam muito espaço. Com o painel modular este espaço foi reduzido e os suportes que sustentam as TVs ficaram invisíveis ao público”, explica Lucas Coletti, projetista Gôndola. Ainda segundo ele, a área de exposição das TVs de LCD foi posicionada bem na entrada da loja e o painel foi trabalhado numa cor diferente para destacar ainda mais o espaço. “Este é o ponto central, é a área mais nobre de uma loja de varejo de eletros por ser o produto mais caro”, diz Coletti.
    Todo o espaço da loja foi pensado para facilitar não somente a exposição dos produtos, mas a circulação dos clientes pelo seu interior. “Sabemos que quanto mais tempo o cliente fica dentro da loja mais ele compra”, diz Ednilson Santos, do setor comercial da Gôndola e que também participou do desenvolvimento do projeto para a Eletrozema.

    Mobiliário adaptável

    Além do expositor para TVs foram desenvolvidos painéis e móveis com prateleiras canaletadas, alguns com espaço destinado para aplicação de programação visual. A solução, explica Lucas Coletti, permite que o cliente possa remanejar as prateleiras no sentido vertical e horizontal, criando uma vitrine. Assim, é possível não somente isolar um produto que se queira expor, mas também adequar o móvel ao tipo de produto que está sendo exposto: aparelho de DVD, de som ou notebooks. “É como se o cliente tivesse vários móveis em um só“, diz Coletti.
    Neste caso, os móveis contam com prateleiras perfuradas que têm uma dupla função: dar um visual diferenciado ao móvel e permitir o travamento do produto, por questões de segurança.
    Para a exposição de aparelhos de celular, outro produto de destaque neste segmento de varejo, a equipe técnica da Gôndola desenvolveu balcões com frente de vidro e gavetas que permitem a exposição inclinada dos produtos. “O expositor em formato de gaveta permite que a fácil reposição dos produtos pelo vendedor”, afirma Ednilson Santos, da área comercial da Gôndola.
    Outro produto que também ganhou lugar próprio foram as bicicletas. Para isso, foi desenvolvido um expositor em formato triangular que permite exibir várias bicicletas ao mesmo tempo. “Além disso, o suporte desenvolvido ocupa bem menos espaço na loja”, destaca.

    Expectativas em alta

    Segundo Josne Conte, diretor e consultor Key Account da Gôndola Instalações Inteligentes, a importância do projeto realizado para a Eletrozema não está apenas no volume de lojas, mas no desenvolvimento de uma solução que atendesse às expectativas do cliente e do mercado varejista.
    “Apresentar uma solução inovadora para o atual formato, com uma identidade própria, porém alinhada com as tendências de exposição, e atender expectativas de tempo e investimento do cliente foi o principal desafio neste projeto”, diz Conte.
    A relação da Gôndola com o Grupo Zema começou há mais de 15 anos quando a Gôndola se tornou o único fornecedor de mobiliário para a rede Eletrozema. Além do varejo de eletrodomésticos, o Grupo também reúne distribuidora, postos de combustíveis e lojas de conveniência.
    “Para a Gôndola, o Grupo Zema é tão importante quanto a própria Gôndola”, diz Josne Conte. “Quando conheci a Política Organizacional do Grupo Zema me apaixonei por ver como eles são transparentes. Confesso que me espelhei neles para as tomadas de decisões dentro da Gôndola”, diz Conte, citando o valor dado aos colaboradores e ao investimento na sua profissionalização.
    De acordo Romeu Zema Neto, diretor superintendente do Grupo Zema, as últimas reformas das lojas Eletrozema em Araxá aconteceram há 20 anos, por isso havia a necessidade de modernizar os espaços.
    A escolha pela Gôndola foi, segundo o empresário, uma decisão natural. “Trabalhamos com a Gôndola desde 1994 e estamos muito satisfeitos”, diz Zema Neto destacando também que a proximidade com a unidade de fabricação da Gôndola (localizada em Passos, também no interior mineiro) facilitou bastante o fornecimento dos equipamentos. “Agora que as lojas estão com novo visual, planejamos, a médio e longo prazo, leva-lo para outras 30 lojas”, diz.



    Assista o vídeo abaixo:



    abril 5th, 2011 | Gondola | No Comments | Tags:

Sobre o Autor

Gondola

Comentar

You must be logged in to post a comment.